Quem não tem uma lembrança marcante da infância que atire a primeira pedra! Seja a saudade de subir em árvore, brincar no quintal ou até mesmo do cheiro do bolinho da vovó saindo do forno. Isso porque é na infância que construímos nossas memórias afetivas, treinamos a imaginação, damos os primeiros passos rumo à criatividade e é lá também que experimentamos as primeiras sensações da vida.
O crescer como um todo já é incrível, mas no período da infância toda evolução é motivo para celebrar, por isso os pais adoram tanto uma festa de aniversário infantil para seus filhos. Afinal, é materialização da comemoração do que passou e porta de entrada do que está por vir. Porém, nem sempre é um tema de fácil debate, porque envolve gosto, estilo de vida, verba e tantos outros temas.
Para ajudar os papais em apuros com a festa de aniversário dos pequenos, listamos dicas desse tipo de evento baseado em tudo que o já vimos por aí e adiantamos: ele envolve muito afeto, cuidado, dedicação e alegria. Vamos aos tópicos?😎
Local
O local é o ponto de partida quando vamos começar a pensar na festa de aniversário. Isso porque primeiro é preciso decidir se será ao ar livre, em salão de festas ou em casa.
No primeiro caso, pode ser tanto no quintal de casa como em um parque ou sítio. As vantagens do parque é que se torna mais barato, intimista e despojado, uma vez que é gratuito e todos vão ficar mais à vontade sentados na grama. Porém, você deve levar em consideração o trabalho de levar a decoração, comidas e bebidas, além do possível incômodo com insetos e bichinhos.
Caso você prefira um salão de festas é legal ver se a localização é de fácil acesso aos convidados, atendimento em outras festas - porque garçons com cara feia podem estragar a comemoração - , além dos fornecedores e comentários de pessoas que já fizeram festa por lá.
As vantagens dos salões de festas são que você geralmente não vai precisar ter trabalho com decoração - uma vez que a maioria dos espaços já tem os temas e objetos disponíveis -, limpeza, atendimento, brinquedos e ar condicionado. A principal desvantagem fica por conta do valor, que, se tratando de salão de festas, é bem mais alto.
Para dar um exemplo, temos a história do Arthur, criança muito querida que acompanhamos desde o batizado e estamos presentes em todos os eventos da família. Hoje ele tem seis anos e seus pais gostam muito de fazer festa em casa e ir mudando a decoração conforme o gosto do filho. O único aniversário em que optaram pela casa de festa foi no aniversário de 5 anos.
Decoração
Tradicionais como futebol ou “da moda”, como é o caso Minecraft ou chuva de amor, os temas são o que deixam os pais de cabelos brancos. A princípio eles vêm dos hábitos dos pequenos, afinal, eles são os donos da festa, né?
A nossa dica para você que precisa de inspiração para o tema da festa do seu filho é usar o Pinterest. A plataforma tem quase todos os temas possíveis para você pegar ideias para a festa do seu filho. Além disso, caso você queira inclusive colocar a mão na massa sozinho (a), lá você vai encontrar muitos tutoriais bem legais!
Comidas e bebidas
Na hora da comida para a festa do seu filho é legal pensar nos próprios hábitos alimentares da família. Assim, como você vai convidar pessoas mais próximas, eles já devem saber o que você prefere comer.
As opções tradicionais são docinhos, cachorro-quente, pipoca, mini pizza e batatas frias. Já quem opta por um cardápio mais saudável e equilibrado, costuma servir frutas, sanduíches naturais e salgadinhos sem farinhas brancas.
Já o bolo é um dos itens mais importante na mesa da festa e, por isso, deve ser pensado com cuidado. Você pode optar pelos mais naturais, como o naked cake ou modelos com pasta americana. O que vale nessa hora é optar por um sabor que agrade a todos.
Para facilitar, é legal você pesquisar um buffet especializado em festa infantil, assim provavelmente ele vai ter opções para todos os gostos.
Animação/brincadeiras
Já na hora de agradar os pequenos, existem mil e uma opções de brincadeiras. Você pode escolher os recreadores, que têm brinquedos como bambolê, desenho, amarelinha, oficina de slime, oficina de pizza ou bolo.
Contudo, vai depender muito da idade do seu filho (a). Os bebês gostam muito de rodinhas de música e contação de histórias. Por isso, vale a pena considerar a idade do seu pequeno e que tipo de brincadeira agrada a ele(a).
Nessas fotos abaixo, temos o aniversário do Gustavo, filho dos nossos clientes Marina e Chris. Eles preferem fazer os aniversários em casa de festa e curtem muitas brincadeiras lúdicas para o filho e os amigos.
Pronto! Agora vai ser mais fácil você encontrar alternativas e inspirações para as festinhas dos pequenos.Independente do local, decoração, animação ou comida, o importante é comemorar a nova fase da vida do seu filho e ter a família reunida com amor.
Caso queira registrar esse momento, conte com a Dupla Exposição! Vai ser um prazer congelar essas lembranças. Se quiser entender como os nossos trabalhos funcionam, veja o nosso portfólio infantil.