A gravidez é um momento muito especial na vida do casal, afinal, sabemos que trazer uma nova pessoa ao mundo é algo mágico. Por isso, registrar esse momento com um ensaio fotográfico é mais do que importante, é essencial, pois essas imagens se tornarão lembranças para o resto da vida das mamães, papais e toda família. Imagine como vai ser legal olhar as fotos e reviver os primeiros capítulos da história do seu bebê, não é mesmo?🤔
Como surgem sempre muitas dúvidas sobre lugares, como se vestir, o tipo de fotografia ou quem levar para a sessão de fotos, nós, da Dupla Exposição, resolvemos fazer uma lista com dicas para ajudar você que quer fazer o seu ensaio de gestante e não sabe por onde começar. Vamos lá?
1. Tempo de gestação: quando fazer o book?
“Qual é o melhor período para as fotos?” Está aí uma das perguntas que mais recebemos das nossas clientes grávidas. Bem, mesmo sabendo que cada tipo de gestação é única e, por isso, tem muitos desafios diferentes, recomendamos marcar o ensaio entre a 26ª e 32ª semanas.👈👈👈
Isso porque nessa etapa da gravidez a mãe geralmente não está com muito inchaço, ainda consegue se deslocar com mais facilidade e ainda não está tão cansada quanto no fim da gestação.
Assim, conseguimos captar melhores momentos do barrigão aliando o conforto e felicidade da mãe com a técnica fotográfica. Desse “casamento” já saíram muitas fotos lindas.😍




2. Como escolher o fotógrafo
Antes de marcar o seu ensaio, é legal ver o portfóliodo fotógrafo e entender como ele trabalha, porque nem todos os profissionais podem traduzir a essência do casal ou corresponder às expectativas dos futuros pais. Por isso, você precisa reparar se o fotógrafo tem algum tipo de “assinatura”. Ele faz fotos mais naturais? Mais artísticas? Usa muito tratamento de imagens?
Assim, as chances de você se frustrar com o resultado das suas fotos é menor. O ideal é que o profissional conheça a história do casal e consiga traduzir nas fotos o universo daquela família que está prestes a receber um (a) novo (a) integrante.
Para ilustrar temos essa imagem do ensaio da Verônica e do Fabiano, um casal mais descolado e que gosta muito de música. Sabendo disso, tentamos dar eles uma lembrança única da gravidez, traduzida em imagem. Para nós esse é o papel da fotografia.
Além disso, você deve levar em consideração se o fotógrafo (a) tem experiência com gestantes, porque ter sensibilidade é fundamental. Por ser um período muito sensível e único na vida da mulher, o fotógrafo precisa ter empatia e paciência na hora do ensaio, pois sabemos que nem sempre sai tudo como planejado, né?😇

Na hora de escolher o fotógrafo, o ideal é entender o estilo do profissional para que ele consiga retratar a imagem que você quer
3. Locação: em casa, no estúdio ou externa
Já na hora de escolher qual será a locação do seu ensaio de gestante, primeiro você precisa pensar se prefere fotos de ensaio no estúdio, na sua casa (ensaio lifestyle) ou em um ensaio externo. Nesse caso, o ideal é você escolher um lugar importante na sua história e onde você se sinta confortável. Assim, será mais fácil traduzir personalidade para a imagem e dar a você e sua família lembranças incríveis para a vida toda em um lugar com significado.


4. Horário: saiba as diferenças na hora de escolher
Quando falamos sobre o ensaio na praia, no parque ou em qualquer lugar ao ar livre, pensar no horário é fundamental, porque ele vai influenciar o resultados das fotos. O melhor momento é no começo ou no final do dia.Vale à pena acordar cedo para pegar um nascer do sol incrível como esses das fotos abaixo. Mas para quem gosta de dormir um pouco mais, a luz dourada da tarde é maravilhosa também.


5. Produção
Saber o que vai vestir, qual maquiagem usar ou até mesmo os acessórios para compor é uma das grandes dúvidas das mães na hora das fotos.
Para ajudar vocês, a dica que damos é que você escolha primeiro o estilo de ensaio que você quer. Depois, roupas que valorizem a barriga e os traços da mãe. Opte por looks que mostrem a sua personalidade, que sejam atemporais e confortáveis. Geralmente os ensaios tem de 2 a 3 trocas de roupa.
É normal não se sentir muito atraente ou bonita em algum estágio da gravidez, afinal, são muitas mudanças, muitos hormônios e muita emoção. Mas saiba: toda gestante é linda e encontra-se em estado de graça por carregar em si uma vida. Acredite!
A maquiagem é muito importante para realçar ainda mais a beleza das mamães, a fotografia aliada a make ajuda nesse empoderamento. É uma fase única que não pode deixar de ser valorizada.


6. Inclua o pai /irmão e animais de estimação
Normalmente os homens não se sentem tão a vontade ao serem fotografados, mas nada que uma boa conversa não resolva. Afinal ele também é muito importante, né? 😜E imagina daqui a alguns anos seu filho(a) vendo as fotos, não pode faltar ninguém, certo? Já fotografamos muitos papais que não gostavam de foto e no final eles se divertiram. Inclua também irmãos mais velhos e animais de estimação, eles adoram participar e fará sua sessão ficar ainda mais linda, espontânea e com registros incríveis da família toda, o valor disso é inestimável.




E ai mamãe, gostou das dicas sobre o ensaio fotográfico?
Quer saber mais sobre como realizar uma sessão conosco e conhecer um pouco mais do nosso trabalho?
Deixe seus dados que entraremos em contato o mais breve possível para podermos registrar essa fase tão linda que você está vivendo.🙏
